top of page
Buscar

Tipos de rodapé e quais usar na sua casa

  • Foto do escritor: marison cunha
    marison cunha
  • 2 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de mai. de 2024

O rodapé é na verdade um pouco controverso. Algumas pessoas gostam e outras odeiam. Mas e você? sabe por que eles são realmente necessários? Qual o tamanho que devem ter? Que materiais podem ser usados? E Como combinar cores na decoração? Tentaremos esclarecer algumas dessas dúvidas aqui. 



Função do rodapé  


primeiramente vamos falar da função atribuída ao rodapé, muita gente não sabe exatamente para que ele serve, mas vamos explicar. 


Seu principal objetivo é dar acabamento entre o piso e a parede, pois entre eles há um vão, isso mesmo tem uma brecha entre a parede e o piso. E esse buraquinho serve para não danificar o piso, pois ele dilata e se estiver diretamente em contato com a parede pode danificar, aí que entra o rodapé, para tampar essa brechinha. 

 

O rodapé também protege das funções do dia a dia, como passar a vassoura, e não encostar ela na parede, proteger contra a umidade e até salvar a pintura caso você esbarre o pé. E são geralmente de 10cm



Tipos de rodapés


existem diversos modelos de rodapés, e não existe um melhor, apenas aquele que se adequa ao que você procura para a sua casa. 



alguns modelos são: 


rodapé com a borda arredondada: uma opção boa para aquelas pessoas que não gostam de ver a poeira acumulando, diferente dos de abas retas, esses mais arredondados facilitam em não acumular poeira. 


Rodapé convencional: o clássico rodapé mais quadrado, tem muitos modelos e várias combinações de cores possíveis, mas claro, vai ter aquela poeirinha em cima, mas não deixa de ser uma ótima opção.  


Rodapé embutido: esse rodapé é geralmente feito ainda no processo de construção, pois depois ele pode dar mais trabalho, pois vai direto na parede, tem seu charme, porém não é tão utilizado. 


Rodapé invertido: esse fica para dentro da parede, e dá um efeito na parede fazendo ela parecer estar flutuando, é um rodapé mais elegante, e pode ser acoplado com fitas de lede, dando um extra para a sua decoração. 


rodapé de sobrepor: esse rodapé se encaixa em vima do outro já existente no ambiente, fazendo assim que não seja necessário demolir o rodapé anterior, e pode ser útil em imóveis alugados, pois pode ser retirado depois.


Outras opções de rodapé são aqueles com possuem uma entrada atrás, perfeitos para usar em ambientes com muitos fios expostos, em escritórios ou mesmo em casa para deixar o ambiente mais limpo.


materiais que podem ser usados para fazer o rodapé


rodapé de piso, cerâmica ou porcelanato: o melhor custo benefício, são muito resistentes e podem ser colocados tanto em áreas externas quanto internas, em locais mais úmidos como cozinha e banheiros, e mantem uma uniformidade pois são do mesmo materiais que o piso.


rodapé de madeira natural: pode ser tanto o reto quanto o mais arredondado que já falamos acima, pode casar bem com o ambiente dependendo do estilo que você tem em sua casa, combina muito com moveis de madeira e portas naturais, pode ser pintado também em qualquer cor de sua preferência, mas requer alguns cuidados, principalmente com água, e em fazer um tratamento contra cupim.


rodapé de concreto: um modelo mais rustico, que pode ser feito na hora da obra mesmo, mais usado em ambientes externos, é muito resistente e não tem problemas com a umidade.


rodapé de EVA: é material parecido com a borracha, são vendidos em rolos tem modelos já autocolantes, são facilmente instalados, perfeitos em paredes curvadas e pode ser usado em áreas úmidas, porém, ele pode encardir, mas nada que não possa ser limpo.


rodapé de poliestireno: É feito de um material muito durável, pode ser colocado em locais úmidos, não tem problemas com cupins, pode ser instalado em cima de pisos, laminados, porcelanatos, cimento queimado, possuem o modelo reto ou com frisos e pode ser pintado, mas é necessário um instalador para colocá-lo 


combinações para a decoração


Outras combinações pode ser combinar o rodapé como o piso, subindo o mesmo material, outra boa opção é combinar com a parede, pintando o rodapé da mesma cor perfeito para quem quer dar um ar diferente ao ambiente ou também usar uma cor de destaque fazendo um grande contraste, por exemplo um piso cinza e uma parede branca, usar um rodapé preto dará um ótimo contraste.  

O rodapé é muito variável e pode ser usado de muitas formas, a melhor opção sempre será a que for ser utilizada, a criatividade na escolha do material ou pintura pode gerar diversas combinações, então deixe-a fluir. 


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Prancheta 5.png
Prancheta 4.png
bottom of page